A psicanálise

 A Psicanálise é um método terapêutico desenvolvido pelo médico austríaco Sigmund Freud, no final do século XIX. Sua teoria psicanalítica sistematizou os conhecimentos sobre a psique humana. Ela é uma das abordagens da psicoterapia.

Qual o objeto de estudo da psicanálise?

O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente. Freud acreditava que ao tomar consciência dos pensamentos subconscientes, o paciente podia liberar traumas, emoções e experiências reprimidas e, por meio do autoconhecimento, aprender a lidar melhor com si e com os outros e se curar de transtornos mentais, neuroses e psicoses.

Os processos mentais inconscientes eram a fonte para os distúrbios psíquicos. Ele desenvolveu teorias sobre o inconsciente, os estágios psicossexuais, o simbolismo dos sonhos, entre outras.

Com suas investigações sobre a psique humana, Freud entendeu que os processos mentais inconscientes eram a fonte para os distúrbios psíquicos. Ele desenvolveu teorias sobre o inconsciente, os estágios psicossexuais, o simbolismo dos sonhos, entre outras.

É possível concluir que a psicanálise…

busca interpretar o significado inconsciente de sonhos, pensamentos, palavras e ações. Para isso, um dos métodos dessa terapia é a livre associação, no qual o paciente fala o que lhe vem à mente com a menor racionalização possível, trazendo os pensamentos e memórias inconscientes à tona.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *