Depressão
Visão geral da Depressão
Cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, é o problema mental mais comum. Ele faz com que a pessoa tenha mudanças de humor e no ânimo, tornando difícil fazer as atividades do dia a dia. A depressão pode ser causada por mudanças biológicas, psicológicas ou questões sociais. Muitas pessoas confundem os sinais e sintomas da depressão com a ansiedade.
A diferença entre depressão e ansiedade está nos sintomas de cada um dos problemas. Pessoas com ansiedade, geralmente, têm sintomas físicos, como coração acelerado, tremedeira e dificuldades para respirar, mas também sensação constante de estar em perigo. As pessoas com depressão têm, principalmente, alterações no humor e no comportamento
Fatores de risco
- Mudanças químicas no cérebro;
- Mudanças hormonais;
- Histórico familiar;
- Outras doenças, como a fibromialgia
- Estresse;
- Alcoolismo;
- Uso de drogas;
- Uso de medicamentos.
Como prevenir essa doença?
Controlar os fatores de risco modificáveis é uma forma de prevenção e auxilia na melhorara da qualidade de vida, por exemplo:
Converse com alguém – os problemas podem parecer muito maiores quando se está com depressão. É importante conversar com alguém, seja com familiares, amigos ou um terapeuta, pois isso ajuda a ter uma perspectiva diferente e enxergar outras possibilidades.
Controle o estresse – diversas situações do dia a dia podem ser muito estressantes. É preciso sempre dedicar um tempo para descansar, praticar seus hobbies e atividades que relaxem.
Procure um médico ou terapeuta – a sensação de tristeza persistente não é algo normal. Procure um profissional e fale sobre o problema, ele pode identificar o que está causando e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Sinais e Sintomas
A intensidade de sinais e sintomas da depressão ajudam a definir se a doença é leve, moderada ou grave. Entre os mais frequentes estão:
- Tristeza que não passa;
- Falta de interesse em atividades;
- Falta de apetite;
- Irritabilidade;
- Dificuldades para dormir;
- Sensação de culpa;
- Falta de concentração
Tratamento
Medicamentos – atualmente existem diversos tipos de medicamentos para um tratamento. Cada um deles é indicado para um caso específico e por isto é muito importante que o médico seja a pessoa que indique o tratamento adequado para você. Não tome medicamentos por indicação de amigos ou parentes, cada caso é diferente.
Terapias – consultar um terapeuta e fazer terapia também é uma forma de tratamento. A terapia, além de ajudar a identificar o que causa o problema, ensina maneiras de como lidar com os sintomas da depressão no dia a dia.
O ideal é que o tratamento da depressão associe medicamentos com terapia e, ainda, a prática regular de exercícios físicos, o que também ajuda a combater os sintomas da doença.
Excelente artigo. É importante buscar ajuda profissional, e quem está perto e perceber que seu ente ou amigo está apresentando sintomas, se ofereça para ajudar, e convencê-lo a ir a um terapeuta capacitado, e ouví-lo sempre que precisarem.